
- Gustavo Inserra
Tipos de vozes na locução publicitária
Quem nunca ouviu alguém dizer “você tem voz de locutor” ou “tal pessoa tem voz de locutor” se referindo à uma pessoa que possui uma voz grave, com impostação e boa dicção? Essa referência de voz vem dos clássicos locutores de rádio e de vinhetas de televisão que apresentavam esse estilo padrão de loução e que era requisito para a profissão.
Com o tempo, o próprio rádio e a televisão foram mudando sua programação e diversificando os tipos de conteúdo, da mesma forma que foram se formando novos ouvintes e espectadores, de diferentes idades e costumes. Assim, surgiram novos tipos de vozes que se identificam com cada público específico, criando identidade e afinidade entre eles.
Hoje em dia, com o aumento da concorrência em diversos segmentos de mercado, as empresas se preocupam muito mais com a identidade da marca e o posicionamento na mente do consumidor para se destacar entre seus concorrentes e isso está diretamente ligado à escolha da voz adequada para seus conteúdos audiovisuais.
Podemos dizer que uma coisa levou a outra: Hoje temos uma diversidade muito maior de estilos, interpretações e idade de voz disponível no mercado de locução, assim como a escolha do gênero (masculino ou feminino) para determinada marca, serviço ou produto.
A seguir apresentaremos os principais tipos de vozes presentes na locução publicitária:
Voz Padrão
Como já mencionado no início desse artigo, a voz padrão ou voz grave é a clássica voz dos locutores de rádio e de televisão, utilizada na maioria dos casos para anunciar programação, vinhetas e publicidade.
Além de apresentar timbres graves e potentes, possui um estilo de interpretação único que fez com que esse estilo tenha se consagrado por décadas, se tornando quase que caricato em comparação com os demais estilos de locução existentes.
Até hoje é comum encontrarmos o uso da locução padrão no rádio e televisão, além de publicidade e videos institucionais que desejam trazer essa referência para o seu conteúdo.
Voz Natural
A voz natural já vai na contramão da voz padrão, ou seja, ela é mais próxima da voz neutra, sem seguir fortes padrões de interpretação ou estilos caricatos. Ela é conhecida também como “voz conversada”, passando a sensação de naturalidade como que em uma conversa casual.
Esse tipo de locução é muito comum em video aulas, tutoriais e audiobooks, onde o foco principal é o conteúdo que está sendo transmitido, sem chamar a atenção para a voz e sua interpretação.
Neste estilo, não importa o timbre ou gênero da voz, mas sim a naturalidade com que é feita a locução, com modulações de interpretação sutis e bem distribuídas.
Voz de Varejo / Dinâmica
“Quer pagar quanto?”. Quem não lembra do jargão da campanha de varejo das Casas Bahia para a televisão. Quando falamos em varejo podemos lembrar dos comerciais de ofertas de supermercado, eletrodomésticos, móveis, promoções de viagens, condições especiais de montadoras de automóveis, shows e eventos, entre outros temas que sempre são marcados por dinamismo, agilidade e animação.
A voz de varejo não podia ser diferente, apresentando as mesmas características, com interpretações animadas, rápidas e impactantes, incentivando o espectador a ir conferir a oferta ou realizar a compra. Geralmente, uma locução de varejo apresenta uma mensagem direta, podendo ser preços especiais, inscrições para eventos ou processos seletivos. Ela pode ser definitiva para a decisão de compra do espectador.
Voz Caricata
A voz caricata é facilmente reconhecida por interpretações não naturais, exageradas. Muitas vezes é utilizada para criar personagens de televisão e spots de rádio e é muito comum na dublagem de desenhos animados. Esse tipo de voz consegue criar identidade com facilidade, ligando a voz criada a um determinado personagem ou marca.
Porém, é muito importante saber a dosagem certa de interpretação da voz caricata para não criar algo clichê ou canastrão e atingir o objetivo desejado.
Como podemos ver, há diversos tipos de vozes com diferentes interpretações e intenções. Da mesma forma que há diferentes locutores ou profissionais da voz que utilizam desse amplo repertório para entregar o resultado esperado para o cliente.
Há profissionais que se especializam em 02 ou 03 tipos de vozes e se tornam referência em determinados estilos. Há também profissionais que são mais versáteis e conseguem interpretar acima de 03 estilos ou até mesmo todos os estilos possíveis de voz.
Acredito que o mais importante é entender qual a mensagem que se deseja transmitir através da voz para que seja feita a escolha certa de estilo e intenção, alcançando um resultado de qualidade e gerando satisfação do cliente e do profissional da voz.